sexta-feira, 27 de abril de 2012

O mapa do município de Teixeiras-MG

Quantas vezes você já digitou em sites de busca  o termo "Teixeiras - MG", cidade da Zona da Mata do estado de Minas Gerais na esperança de encontrar uma mapa deste município?
Sei que alguns possuem esse mapa elaborado a partir de programas como Arcgis, mas não disponibilizam na internet. 
No site Biblioteca-IBGE é possível encontrar uma carta topográfica com a mancha urbana deste município datada do ano de 1979. É claro que muita coisa mudou de 1979 até este ano de 2012, mas já é um bom começo.
Você poderá dizer: Eu não consigo ler nem enxergar nada na carta topográfica abaixo. Para ver em tamanho ampliado basta dois cliques rápidos sobre o link http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-X-B-V-1.jpg

Carta topográfica da cidade de Teixeiras-MG. Código da carta: SF-23-X-B-V-1. Impressa a partir da digitalização do original existente no acervo da biblioteca do IBGE.
Se não for isso que você procura existe um mapa do Instituto de Geociências Aplicadas - IGA - Cidades  mostrando o contorno do município de Teixeiras com os seus vizinhos.
Mapa do município de Teixeiras, Minas Gerais. Fonte: IGA - Cidades. É uma bom mapa, mas não apresenta escala e orientação.
 Neste site você pode gerar o mapa de qualquer município mineiro basta escolher o nome do município e clicar em "OK". Depois você pode selecionar algumas informações (sedes municipais, sedes distritais, localidades, rodovias, hidrografia e outros) e clicar em "Redesenhar". Pronto. Você tem um mapa do seu município. Você ainda pode salvar a imagem do mapa no seu computador.
Espero que já tenha encontrado alguma resposta para a sua pesquisa neste post.  Existe outro mapa mais simples no site da IBGE - Cidades. 

Neste mapa é possível ver as coordenas geográficas da sede do município de Teixeiras - MG.
Neste site também é possível encontar dados oficiais da cidade como: área territorial, informações estatísticas e históricas entre outras disponíveis.

No site da Prefeitura de Teixeiras - MG você encontra algumas fotos aéreas recentes do município.
Foto aérea mostrando a atual mancha urbana do município de Teixeiras-MG.
Com as novas tecnologias disponíveis, hoje é possível visualizar imagens de satélite deste município.


Visualizar Teixeiras - MG em um mapa maior


A todos os leitores: valeu pela visita a este blog e até o próximo post!

Um comentário:

  1. Que maravilha !!!!!!!! Estava procurando o mapa de Teixeiras com seu contorno e suas Zonas Rurais e o seu blog ajudou muito !!

    ResponderExcluir