sábado, 28 de abril de 2012

A quadra do Bairro Alencar - Teixeiras-MG

As fotos abaixo mostram a situação da quadra de esportes do Bairro Alencar, cidade de Teixeiras, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Cadê o poder público?

Refletores quebrados. Foto de 2010. Bairro Alencar/Teixeiras-MG
"Eu quero é jogar bola". A estrutura é precária...  Bairro Alencar/Teixeiras-MG
A tabela de basquete já não presta mais.  Foto de 2010. Bairro Alencar/Teixeiras-MG



Vestiário depredado. Vandalismo... Foto de 2012.  Bairro Alencar/Teixeiras-MG



Um dos acessos ao local. Foto de 2012. Bairro Alencar/Teixeiras-MG
Muro desapareceu... Foi a chuva, já faz tempo. Ano de 2012.  Bairro Alencar/Teixeiras-MG

Outro acesso ao local. Foto de 2012.  Bairro Alencar/Teixeiras-MG


sexta-feira, 27 de abril de 2012

O mapa do município de Teixeiras-MG

Quantas vezes você já digitou em sites de busca  o termo "Teixeiras - MG", cidade da Zona da Mata do estado de Minas Gerais na esperança de encontrar uma mapa deste município?
Sei que alguns possuem esse mapa elaborado a partir de programas como Arcgis, mas não disponibilizam na internet. 
No site Biblioteca-IBGE é possível encontrar uma carta topográfica com a mancha urbana deste município datada do ano de 1979. É claro que muita coisa mudou de 1979 até este ano de 2012, mas já é um bom começo.
Você poderá dizer: Eu não consigo ler nem enxergar nada na carta topográfica abaixo. Para ver em tamanho ampliado basta dois cliques rápidos sobre o link http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-X-B-V-1.jpg

Carta topográfica da cidade de Teixeiras-MG. Código da carta: SF-23-X-B-V-1. Impressa a partir da digitalização do original existente no acervo da biblioteca do IBGE.
Se não for isso que você procura existe um mapa do Instituto de Geociências Aplicadas - IGA - Cidades  mostrando o contorno do município de Teixeiras com os seus vizinhos.
Mapa do município de Teixeiras, Minas Gerais. Fonte: IGA - Cidades. É uma bom mapa, mas não apresenta escala e orientação.
 Neste site você pode gerar o mapa de qualquer município mineiro basta escolher o nome do município e clicar em "OK". Depois você pode selecionar algumas informações (sedes municipais, sedes distritais, localidades, rodovias, hidrografia e outros) e clicar em "Redesenhar". Pronto. Você tem um mapa do seu município. Você ainda pode salvar a imagem do mapa no seu computador.
Espero que já tenha encontrado alguma resposta para a sua pesquisa neste post.  Existe outro mapa mais simples no site da IBGE - Cidades. 

Neste mapa é possível ver as coordenas geográficas da sede do município de Teixeiras - MG.
Neste site também é possível encontar dados oficiais da cidade como: área territorial, informações estatísticas e históricas entre outras disponíveis.

No site da Prefeitura de Teixeiras - MG você encontra algumas fotos aéreas recentes do município.
Foto aérea mostrando a atual mancha urbana do município de Teixeiras-MG.
Com as novas tecnologias disponíveis, hoje é possível visualizar imagens de satélite deste município.


Visualizar Teixeiras - MG em um mapa maior


A todos os leitores: valeu pela visita a este blog e até o próximo post!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Segue o fim

A música Mundo Mudo é da banda pernambucana "Terceira Edição" e integra o  segundo disco Histórias Sobre Todos e Sobre Ninguém. Já faz um tempo que conheço esta música. Aproveito este videoclipe nas aulas de Geografia quando o tema abordado é o meio ambiente. E aproveito também para discutir a questão do consumismo que está devorando o nosso planeta, assim como o personagem que aparece no vídeo. A letra da música Mundo Mudo é essencial. "Não procure explicação, não há". O planeta pede socorro. É necessário agir agora.

Videoclipe da música Mundo Mudo. Banda "Terceira Edição".
A qualidade técnica do som é um diferencial desta banda. É pop/rock e pronto!
Direção: Márcio Vieira  Duração: 5’

sábado, 21 de abril de 2012

Gabriel é entrevistado pelo programa Minas Movimenta da TV Alterosa

A produção do programa Minas Movimenta, da TV Alterosa esteve em Teixeiras-MG nesta sexta-feira  20/04/2012 para a gravação de entrevistas. Eu fui um dos entrevistados. A matéria deve ir ao ar daqui a algumas semanas.

Luz, câmera, ação...

Gabriel na sala de aula: vida de Professor


Alexandre, José Geraldo, Marise, Gabriel e Maria Amélia

As gravações foram na Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha


Saudações geográficas!
Fui um dos entrevistados do programa "Minas Movimenta" (na parte final do vídeo) neste último final de semana. Você pode ver o programa na íntegra no youtube clicando no link Educação: passaporte para uma realidade melhor ou aqui mesmo no blog.

 Histórias de superação de alunos, professores e famílias que fazem da dedicação aos estudos o passaporte para uma realidade melhor.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Rap é música - Invasão dus Ratueiras

 Um belo dia
Rap é música - Invasão dus Ratueiras
"Um belo dia" é uma música da banda Invasão dus Ratueiras
"Um belo dia acordar sem ter nada pra fazer
subir na laje e ver de manhã o sol nascer"
E curtir um som diferente. Invasão dus Ratueiras. Suas músicas sempre passam uma mensagem positiva para os ouvintes. Como eles mesmos escreveram na página da Myspace "escrevemos com o intuito de semear coisas positivas nas pessoas nos ouvintes não queremos que eles defendam a mesma coisa que nós defendemos" .
Conheci esta música no Per Raps. Já faz algum tempo. Esta (e outras de outros grupos também) está na playlist Chegou no email . Vale a pena ouvir. 
A mensagem é direta. Uma injeção de ânimo: "um belo dia é hoje pois ainda estou vivo". Carrego esta música sempre em meu mp3. Uma pena que a letra dessa música não esteja disponível na internet.
Veja o vídeo desta música que está no youtube.